segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sabia que... #11

  • O Pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010 tem zero emissões graças a uma acção de reflorestação? Para compensar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) que vai emitir durante a Expo 2010 Shanghai, o Pavilhão de Portugal vai plantar azinheiras e choupos no Alentejo. na zona do Alqueva. A iniciativa decorre de uma parceria ambiental estabelecida entre a Participação Portuguesa, a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) e a E.Value, responsável pela marca “CarbonoZero”. No passado dia 1, foi atingido o número de 2 milhões de visitantes. Mais aqui.

O Pavilhão de Portugal é revestido a cortiça e construído com materiais naturais (material nacional, reciclável e ecológico), sendo da autoria do arquitecto português radicado em Macau Carlos Couto. Trata-se de um exemplo de inovação e de boas práticas ambientais que potenciam a imagem de Portugal na maior Exposição Universal alguma vez realizada, ocupando uma área de 2000 metros quadrados, e cujo tema é “uma praça para o mundo e um mundo de energias”.

  • O Inov-City é um projecto de rede eléctrica inteligente que se estreia em Évora, cidade Património Mundial que comemora o centenário da sua electrificação? A EDP é responsável por esta nova forma de conceber a distribuição e produção de electricidade da EDP que potencia a microprodução e a mobilidade. Até ao final do ano, estarão ligados a este sistema eléctrico integrado e inteligente cerca de 30 mil clientes de Baixa Tensão (domésticos, pequeno comércio e indústria), abrangendo todo o concelho de Évora. Mais aqui.

Sem comentários: