quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Produção hidroeléctrica triplica em Janeiro com nível nas barragens em alta ao fim de 20 meses


De acordo com os dados da REN - Redes Energéticas Nacionais relativos ao mês de Janeiro  a produção hidroeléctrica triplicou face ao mesmo período de 2012, abastecendo 31% do consumo e os armazenamentos nas albufeiras subiram ao longo do mês de 57% para 72% da capacidade máxima.

Em Janeiro, as afluências aos aproveitamentos hidroeléctricos ficaram 10% acima dos valores normais para o período após vinte meses consecutivos com valores inferiores à média, devido à reduzida precipitação.

Na energia eólica foi também particularmente favorável, com a produção a aumentar 82% face ao período homólogo, abastecendo 26% do consumo. De acordo com os mesmos dados, o conjunto da produção renovável abasteceu 62% do consumo nacional, tendo inclusive o saldo sido ligeiramente exportador.

Ao longo de 2012, o consumo de energia eléctrica baixou 3,6% em relação ao ano anterior, recuando para valores de 2006, num ano marcado pela quebra da produção hidroeléctrica e um crescimento da produção eólica e da importação de electricidade.

Fonte: iOnline

Sem comentários: