segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Europa vai gerar quase metade da energia através de renováveis


Um relatório da WWF estima que, em 2030, a Europa irá gerar mais de 40 por cento da energia através de produção renovável, com um consequente decréscimo de emissões para metade das registadas em 1990. O documento, intitulado Re-energising Europe, antecipa que em 2050, e a manterem-se os níveis estimados, a Europa possa ser 100 por cento renovável.

A Comissão Europeia já começou a debater o tema, até porque é expectável que o Livro Verde esteja para consulta pública já daqui a dois meses, para que as estratégias de acção sejam apresentadas ainda este ano. O documento traça ainda um perfil de um menor consumo energético de todos os sectores, com a indústria a poupar 31 por cento de energia, os edifícios a consumir menos 26 por cento e a energia consumida pelos transportes a cair 11 por cento. 

As medidas a adoptar para chegar a estes números passam por “atacar” cirurgicamente todos os sectores. Aumentar a reciclagem, promover a economia de combustíveis, massificar o veículo eléctrico e o uso de automóveis híbridos são algumas das propostas que constam neste relatório.

O documento antecipa ainda que de 65 por cento da electricidade europeia, 35 por cento de calor e 29 por cento de combustíveis podem advir de fontes renováveis.
Também o phase-out da energia nuclear é abordado no documento, entre o horizonte de 2040 e 2050.

Sem comentários: