sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mobilidade Sustentável na Europa


Aberdeen (Reino Unido), Ljutomer (Eslovénia) e Toulouse (França) foram as cidades seleccionadas como candidatas ao prémio dos Planos de Mobilidade Sustentável. O vencedor vai ser anunciado durante a Semana Europeia da Mobilidade, no dia 6 de Março.

No caso do município de Aberdeen, destaque para o facto de este exceder as metas nacionais e europeias no que toca à qualidade do ar. Apesar do bom nível de vida dos cidadãos, cerca de um terço das famílias não utilizam veículos próprios, preferindo os transportes públicos. 

O Plano de Mobilidade Sustentável da cidade teve como objectivo a planificação ao longo prazo do tráfego, com enfoque especial em retirar os veículos privados do centro da cidade. O destaque vai para o envolvimento das autoridades, stakeholders e cidadãos.

Já a cidade de Ljutomer quer posicionar-se como líder na mobilidade sustentável da Eslovénia, até 2016. Assim, a autarquia envolveu os munícipes em vários projectos europeus e colocou um grande foco na sensibilização e compromisso dos cidadãos. Para o júri, valeu o facto de esta cidade, de pequena dimensão (12 mil habitantes), se ter envolvido em tantos projectos em torno da mobilidade sustentável.

Finalmente, a área de Toulouse, que viu crescer a aposta na rede dos transportes públicos, nomeadamente o metro. Os cidadãos puderam dar o seu contributo no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade , e cerca de 370 pessoas deram o seu contributo escrito. A cidade conta também com uma iniciativa cujo objectivo passa por sensibilizar os cidadãos para os impactes sociais, económicos e ambientais dos diferentes modos de transporte.

Sem comentários: