sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Redução de 50% no consumo de energia eléctrica no Jardim 25 de Abril em Belas


A factura de energia representa uma fatia significativa dos custos de funcionamento de um município, realçando desde já o consumo com a Iluminação Pública. A Câmara Municipal de Sintra em colaboração com a Agência Municipal de Energia de Sintra, a EDP e a Indal, requalificou a iluminação pública do Jardim 25 de Abril em Belas.

No passado mês de Janeiro substituíram-se 25 luminárias neste jardim que até à data eram equipamentos ferromagnéticos com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão com potência de 100W, e que hoje são 25 luminárias equipadas com balastros electrónicos de alta frequência com redução de fluxo luminoso em horas de baixo movimento, com lâmpadas de vapor de sódio alta pressão com potência de 70W. O novo balastro permitiu a redução de fluxo e reduziu o consumo energético em 50%, o que representa cerca de  560,11 €/ano.

Podemos ainda realçar como pontos fortes deste projecto o aumento da vida útil das lâmpadas com consequente redução dos custos de manutenção e reposição de lâmpadas; a redução do número de falhas prematuras das lâmpadas; e os ganhos obtidos com a estabilização da tensão.

Sem comentários: