segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Notícias soltas #32

Alemanha produz mais energia solar que 20 centrais nucleares Entre o meio-dia dos passados dias 25 e 26 a produção de energia solar na Alemanha atingiu os 22 mil megawatts hora, um recorde mundial equivalente ao que produziriam 20 centrais nucleares em plena potência. 





Ondas de Peniche já produzem energia eléctrica O Waveroller já está a produzir energia eléctrica a partir das ondas. É uma máquina única a nível mundial e está no fundo do mar, a 900 metros da costa, perto do Baleal. O último relatório da sobre energias renováveis publicado há poucos dias pela Direcção Geral da Energia e Geologia (DGEG) não deixa margem para dúvidas. Portugal voltou a ter energia elétrica produzida a partir da força das ondas.



Alemanha vai ter edifício com energia vinda de algas A BIQ House encontra-se atualmente em construção e deverá estar pronta em Março de 2013. Hamburgo, na Alemanha, vai ter, já em 2013, o primeiro edifício cuja eletricidade será produzida a partir de algas. O projeto, desenvolvido pelo ateliê Splitterwerk Architects, é o primeiro deste género em todo o mundo e vai integrar a International Building Exhibition (IBA Hamburg), exposição internacional que decorrerá naquela cidade alemã.

Itália: Vendidas mais bicicletas que carros em 2011 Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, os italianos compraram, em 2011, mais bicicletas do que carros. A notícia é avançada pelo jornal La Repubblica, que escreve que, o ano passado, se venderam mais 2.000 bicicletas do que automóveis, considerando o facto "uma grande mudança". De acordo com informações do periódico italiano, em 2011, os cidadãos compraram 1,75 milhões de bicicletas, ao passo que a compra de carros caiu até aos níveis de 1964, ano em que a aquisição de automóveis tinha atingido um mínimo recorde.

Sem comentários: