segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pneus obrigados a etiqueta de eficiência


Desde o dia 1 deste mês que os novos pneus fabricados na União Europeia têm de conter uma etiqueta para cumprir a legislação materializada numa nova etiqueta de eficiência. Neste sistema, o consumidor poderá encontrar informação harmonizada sobre as características técnicas dos pneus, como o seu desempenho em termos de eficiência energética , aderência em piso molhado e o nível de ruído exterior.

A nova etiqueta europeia é aplicável a todos os pneus para veículos ligeiros de turismo (Classe C1), veículos comerciais ligeiros (Classe C2) e veículos comerciais pesados (Classe C3). As excepções serão os pneus recauchutados, pneus de competição, pneus sobressalentes, pneus cujo índice de velocidade é inferior a 80 km/h, pneus com pregos, pneus para utilização profissional fora de estrada, e pneus de veículos antigos.

O desempenho em termos de eficiência energética está classificado em sete classes, medidas em termos de resistência ao rolamento, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). A diferença de eficiência entre as classes A e G pode resultar numa poupança de combustível até 7,5 por cento, num conjunto completo de pneus, representando uma poupança de mais de 300 euros/ano, dependendo do veículo e das condições de condução, adianta a Quercus no seu sítio da internet.

A aderência em piso molhado está dividida em sete classes, de A (menor distância de travagem) a G (maior distância de travagem). A diferença entre as classes A e G de aderência em piso molhado pode equivaler a uma distância de travagem até 18 metros mais curta, para uma velocidade média de 80 km/h e um conjunto completo de pneus com as mesmas características.

Os níveis de ruído exterior estão divididos em três categorias e são medidos em decibéis (dB), numa escala gráfica que é comparada com os novos níveis de ruído exterior para pneus europeus a serem introduzidos até 2016. Uma onda de som destacada a preto indica um pneu menos ruidoso e 3 dB inferior ao futuro limite europeu do Regulamento (CE) 661/2009, enquanto três ondas de som destacadas a preto indica um pneu mais ruidoso e em conformidade com o atual limite europeu em vigor no Regulamento (CE) 2001/43. A seta preta indica o nível de ruído em valor absoluto.

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