segunda-feira, 26 de novembro de 2012

No Dia da Floresta Autóctone Quercus lança Manifesto pelas Florestas


Comemorou-se no passado dia 23 de Novembro o Dia da Floresta Autóctone, data estabelecida para promover a importância da conservação das florestas naturais da Península Ibérica. A Quercus divulgou, nesse dia emblemático, o seu Manifesto pelas Florestas Autóctones, que pretende alertar para as ameaças que comprometem cada vez mais a conservação da nossa floresta autóctone.

As espécies que compõem os nossos ecossistemas florestais autóctones tais como os carvalhais, os azinhais e os sobreirais desenvolvidos, são espécies adaptadas aos nossos solos e clima, e que se apresentam como bastante resistentes e resilientes aos incêndios florestais. Em Portugal, a maior parte das florestas naturais desapareceu ou está já muito alterada, pelo que nunca é demais relembrar a importância destes bosques, em termos ecológicos, económicos e sociais.

Manifesto da Quercus pela Floresta

O “Manifesto da Quercus pela Floresta” surgiu da necessidade de ajudar na comunicação sobre a importância das nossas florestas naturais, alertando os decisores e esclarecendo o público interessado sobre a visão que a Quercus defende para uma floresta de futuro em território nacional. Este manifesto está disponível, na íntegra, na área de trabalho da floresta no site da Quercus, em www.quercus.pt

Fonte: Naturlink

Sem comentários: