sexta-feira, 12 de outubro de 2012

UNESCO conclui que barragem do Tua não põe em causa Douro Património Mundial


O relatório da missão que a UNESCO enviou ao Douro sustenta que a construção da barragem de Foz Tua é compatível com a manutenção do Alto Douro Vinhateiro (ADV) na lista do património mundial, noticiou a agência Lusa com base numa fonte do Ministério da Agricultura.

O relatório, que terá sido recebido pelo Governo português, afirmará, segundo a fonte citada pela Lusa, que a barragem tem um “impacto visual reduzido” no Alto Douro Vinhateiro, cuja “integridade e autenticidade” não compromete “quer ao nível da paisagem, quer ao nível do processo vitivinícola”.

O documento aplaude ainda a opção de se construir a central eléctrica enterrada, considerada tecnicamente adequada. Durante a visita ao Douro, a equipa da UNESCO ficou a conhecer o projecto do arquitecto Souto de Moura, que pretende compatibilizar a obra da central com a paisagem classificada do ADV.

Fonte: Ecosfera

PS garante que barragem do Tua resolve problemas energéticos do país

“A construção pode agora arrancar. O PS sempre entendeu que a barragem em nada prejudicava” a região, afirmou o deputado socialista Mota Andrade que sustentou ainda os benefícios do projecto que foi iniciado durante o Governo de José Sócrates. “Ajuda a resolver os problemas energéticos do país e é aí que está o grande problema do défice de Portugal”, defendeu antes de frisar que, actualmente, o país “só aproveita 50% dos seus recursos hídricos”.

A barragem seria, portanto, uma forma de “evitar que tenhamos de importar tantos combustíveis sólidos”, disse. Sobre as acusações dos ambientalistas, que acusam a Unesco de ceder às pressões do Governo português, Mota Andrade classificou-as como “completamente tolas”.

Sem comentários: