quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia Nacional da Água

Celebrou-se no passado dia 1 de Outubro o Dia Nacional da Água, data que marca o início de um novo ano hidrológico e que constitui um pretexto para promover a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos a nível nacional e a consequente necessidade de os gerir de forma responsável.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinalou a data com um programa comemorativo em que se destaca uma sessão temática sobre o Plano Nacional da Água. Trata-se, segundo a APA, de um “instrumento integrador e prospetivo das políticas de gestão da água e de outros planos sectoriais e territoriais”, que será publicado a breve prazo, segundo anunciado.


A percentagem de água segura tem vindo a crescer de uma forma contínua em Portugal. Em 1993 apenas cerca de 50 por cento da água era controlada revelando boa qualidade, em 2011 este indicador atingiu já os 98 por cento, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.

Epal lança sistema de detecção de perdas de água

Este ano a Epal poderá baixar a fasquia dos nove por cento nas perdas de água, segundo José Manuel Sardinha, presidente da empresa do grupo Águas de Portugal. O valor referencial tem um segredo: um sistema de monitorização que permite detectar perdas de água em toda a rede, instalado já em 2006. O WONE - Water Optimization for Network Efficiency, que foi desenvolvido pela própria Epal e continuamente aperfeiçoado, permitiu baixar de um nível de perdas de 23 por cento em 2005 para os 10 por cento em 2011, perspectivando-se que este valor ainda baixe até ao final do ano.

Sem comentários: