O novo projeto hidroelétrico de reforço da potência de Alqueva entrou na recta final, com a fase de testes prestes a arrancar e o início da produção prevista para este ano, segundo Óscar Liberal, diretor de projeto da EDP.
"A expectativa de entrada em funcionamento da central [Alqueva II] será até ao final do corrente ano. No final desta semana ou no início da próxima procederemos ao primeiro enchimento do circuito hidráulico do primeiro grupo gerador a entrar em serviço", revelou o responsável, no
decorrer de uma visita ao local com a comunicação social.
Foto: CNPGB-INAG
A aposta política nas energias renováveis acelerou o projecto, que está concessionado à Energias de Portugal (EDP) durante 35 anos, tendo a construção de Alqueva II começado no final de 2008. Agora, quatro anos depois, a nova central, que tem características técnicas muito semelhantes às de Alqueva I, está quase pronta para entrar em funcionamento.
Com uma potência total instalada de 256 MW e uma produção total anual de 381 GWh, Alqueva II representa um investimento estimado em 189 milhões de euros, permitindo um acréscimo de produção de cerca de 82 por cento relativamente à central já existente.
Fonte: Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário