sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Investidores satisfeitos com primeiros resultados da produção de energia a partir das ondas


A empresa finlandesa AW Energy e a Eneólica, que estão a produzir pela primeira vez em Portugal electricidade a partir do movimento das ondas, estão muito satisfeitas com os resultados, 12 dias depois da instalação da tecnologia.

Tendo em conta a força do mar e das correntes marítimas, basta as pás da tecnologia Wave Roller se movimentarem sete centímetros para produzir energia, ao contrário do que era esperado. O responsável Rauno Koivusaari esclareceu que “a costa entre Peniche e Óbidos é capaz de produzir quase 100 megawatts (MW) por dia”.

A tecnologia está ligada à REN (Redes Eléctricas Nacionais), estando a venda dessa energia à rede pública a cargo da Eneólica, depois de ter sido instalada a cinco milhas da costa ao largo da praia da Almagreira, zona agora restrita à navegação de embarcações. A energia produzida é suficiente para abastecer 40 a 60 habitações.

Perante os resultados obtidos nestes primeiros 12 dias, Rauno Koivusaari disse que tudo aponta para que, dentro de três meses, possa ser instalada uma nova plataforma maior e com mais pás, devendo ser instaladas mais 10 unidades. “Já percebemos que quanto maiores forem as máquinas e mais fundo estiverem instaladas, mais energia conseguimos produzir e a nossa intenção é criar tecnologia com 500 kw de capacidade, em vez dos actuais 100”, explicou.

Fonte: Ecosfera

Sem comentários: