sexta-feira, 27 de abril de 2012

Directiva Eficiência Energética - Acordo ainda é possível, acredita Comissário europeu


O Comissário europeu para a Energia, Gunther Oëttinger, acredita que é possível, ainda durante a presidência dinamarquesa da União Europeia (UE), chegar a um acordo para alcançar a meta de 20% de eficiência energética em 2020. O político falava aos jornalistas depois de um encontro informal do Conselho para a Energia, a 20 de Abril, durante o qual se voltou a debater o texto para a futura Directiva para a Eficiência Energética.

A proposta de lei comunitária está actualmente a ser discutida pela Comissão Europeia, Estados-Membros e Parlamento Europeu e, até aqui, estima-se que as alterações feitas tenham reduzido o seu impacto para apenas 38% do que foi inicialmente proposto por Bruxelas.

"Acredito realisticamente que é possível uma solução durante a presidência dinamarquesa", disse Oëttinger. "A minha esperança é que possamos ter uma solução em Junho de forma ambiciosa que consigamos concretizar a meta de 20%".

Depois de ter definido a eficiência energética, em particular esta Directiva, como uma das prioridades para o seu mandado, a presidência dinamarquesa está debaixo de grande pressão para conseguir um acordo entre as partes até 1 de Julho, altura em que passa a pasta para o Chipre.


Fonte: Revista Climatização

Sem comentários: