segunda-feira, 30 de abril de 2012

Biofotovoltaicos: carregue o seu portátil numa mesa decorada com musgo (com FOTOS)


Chama-se Moss Table, e como Moss significa musgo em inglês, não é difícil adivinhar que é uma mesa coberta com musgo. Mais difícil de acreditar, porém, é que esta mesa consegue carregar o seu portátil. Mas acredite que é verdade.

A inovação está a ser apresentada no Salão de Design de Milão e baseia-se na biotecnologia fotovoltaica, que aproveita o excedente de energia gerada no processo de conversão natural de luz realizado pelas plantas, a conhecida fotossíntese, para gerar energia.

Alex Driver e Peralta Carlos são os designers por trás deste projecto, que foi desenvolvido em conjunto com engenheiros do departamento de bioquímica da Universidade de Cambridge, liderados por Paolo Bombelli.
É na base da mesa, bem junto ao musgo, que ficam os dispositivos que captam a energia que é desperdiçada na fotossíntese, gerando perto de 520 joules de electricidade por dia. O que significa, por exemplo, 20 segundos de energia consumida por um portátil.

Uma modesta quantidade energética, é certo, mas como a investigação ainda só agora começou, quem sabe se um dia podemos electrificar toda a nossa casa com esta e outras inovações ligadas às biofotovoltaicas.


Fonte: Greensavers

Sem comentários: