A Cisco Systems e a empresa especializada em tecnologia urbana Living PlanIT vão desenvolver a primeira cidade sustentável e inteligente da Europa, em Paredes, no distrito do Porto. Esta iniciativa tem como principal objectivo o desenvolvimento de comunidades inteligentes e sustentáveis no futuro, através da visão partilhada de urbanização sustentável. quarta-feira, 30 de junho de 2010
Cidade Sustentável em Paredes
A Cisco Systems e a empresa especializada em tecnologia urbana Living PlanIT vão desenvolver a primeira cidade sustentável e inteligente da Europa, em Paredes, no distrito do Porto. Esta iniciativa tem como principal objectivo o desenvolvimento de comunidades inteligentes e sustentáveis no futuro, através da visão partilhada de urbanização sustentável. segunda-feira, 28 de junho de 2010
Notícias Soltas #4
- O presidente da New Energy Solutions, Jorge Vasconcelos, apresentou, na conferência “TIC e Eficiência Energética: O Estado deve dar o exemplo”, uma estimativa de quanto gasta o Estado português em energia: os mais de 500 milhões de euros, citados pela APDC, representam nove por cento da factura energética total em Portugal. Jorge Vasconcelos acrescentou que, tomando o ano de 1994 como base, o consumo de electricidade em Portugal em 2008 cresceu 77 por cento. “No entanto, nos edifícios do Estado o consumo cresceu o dobro da média”, frisou.
Fonte: Ecosfera
- "O grande papel do nutricionista é ajudar a adaptar a alimentação à realidade local, a cada momento, pelo que era importante investir na literacia alimentar desde o pré-escolar", afirma Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. A especialista destacou como "muito positivas" as novas tendências das hortas urbanas e afirmou que era determinante que a comida portuguesa "voltasse a estar na moda", assim como a dieta mediterrânica. Soromenho-Marques, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a este propósito, disse que se deve passar do modelo do "boxe" para o modelo do "judo", ou seja, "trabalhar com a Terra e não contra ela", o que passa por deixar de considerar que "ser evoluído" é ter na mesa alimentos de vários países. "Precisamos todos de ser um bocadinho mais vegetarianos".
- O Governo britânico lançou um projecto para travar o desaparecimento de abelhas e outros insectos polinizadores no país, um fenómeno que decorre a um ritmo mais elevado do que em qualquer outro país europeu. Segundo o jornal “Daily Telegraph”, mais de metade das colmeias morreu nos últimos 20 anos. Cientistas alertam que, dentro de uma geração, poderá haver uma crise alimentar devido a esta perda de biodiversidade, uma vez que estes animais polinizam e fertilizam as plantas das quais tiramos alimentos, como maçãs e abóboras, e são o garante da qualidade de frutos e legumes. Assim, mais do que conservar a biodiversidade, o programa “Insect Pollinator Initiative” pretende responder a um problema de segurança alimentar.
Fonte: Ecosfera
- O carregamento de carros eléctricos será gratuito “durante os primeiros tempos” e, pelo menos, até ao final do ano que vem, garantiu o administrador da EDP, Jorge Morais, empresa que é o principal accionista da sociedade gestora do Mobi.e, a rede de mobilidade eléctrica de Portugal.
Fonte: Ecosfera
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Eles estão a chegar…
Sintra disponibiliza um novo sistema de recolha de OAU, sendo que deixa de ser necessário despejar o óleo directamente no óleão, bastando apenas colocar a embalagem com o resíduo no mesmo. Esta medida visa sobretudo optimizar a higiene urbana e facilitar o gesto de deposição à população.
Biodiesel
Foi a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra, os SMAS de Sintra e a Higiene Pública Empresa Municipal que permitiu reforçar o orçamento para a aquisição do equipamento urbano, bem como uma nova estratégia de comunicação, medidas financiadas pelos SMAS de Sintra no passado ano de 2009.
Quadro de Referência Estratégico Nacional
O QREN publicou, dia 1 de Junho de 2010, o Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 03/SI/2010, com o objectivo de apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) a concretizarem objectivos de eficiência energética.Podem ser apoiados projectos que incluam investimentos na instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias ou climatização, bem como investimentos relacionados com a envolvente passiva, como sejam a instalação de isolamentos térmicos ou a correcção de factores solares em vãos envidraçados. As PME interessadas podem apresentar as suas candidaturas até 31 de Agosto.
Mais informação aqui.
Semana Europeia do Peixe
De 5 a 13 de Junho decorre a Semana Europeia do Peixe que é celebrada com actividades e eventos promovidos através da OCEANO2012. Este evento permitirá debater o estado actual dos recursos pesqueiros como resultado de anos de sobre-pesca, e a oportunidade que a reforma em curso da Política Comum da Pesca oferece para recuperar stocks de peixe saudáveis e garantir a sua exploração sustentável..
Anos de pesca intensiva em águas europeias levaram a reduções dramáticas nas outrora abundantes populações de peixes: 80% encontram-se actualmente em sobre-pesca e mais de 30% encontram-se mesmo fora dos limites biológicos de segurança.
A reforma de 2012 da Política Comum de Pescas (PCP) é uma oportunidade para parar com a sobre-pesca, acabar com práticas piscatórias destrutivas e proporcionar o uso justo e equitativo das populações de peixes abundantes, mas que exige o envolvimento de todos os interessados, e não só daqueles pertencentes ao sector da pesca.
.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Projecto "Ganhar o Sol"
No âmbito da comemoração anual dos Dias Europeus do Sol durante o passado mês de Maio, a AMES associou-se ao Projecto Ganhar o Sol, que visava a sensibilização das crianças e jovens, futuros empresários e governantes do nosso país, para a cada vez mais urgente utilização das várias formas de Energias Renováveis disponíveis, nomeadamente da Energia Solar, como meios de protecção do Meio Ambiente e do Planeta Terra. Em conjunto com a APISOLAR (Associação Portuguesa da Indústria Solar) e com um seu associado a PROEFICIÊNCIA, realizaram-se apresentações sobre a Energia Solar e a sua importância enquanto fonte limpa de aquecimento de águas sanitárias e de produção de electricidade. Esta acção teve lugar em 11 escolas dos concelhos de Cascais, Oeiras e Sintra e num total de 24 sessões, envolveu mais de 1400 crianças dos 5 aos 12 anos, da pré-primária ao 5º ano, através de imagens, vídeos, apresentações e jogos interactivos.
Especificamente no Concelho de Sintra, realizaram-se 11 sessões de apresentação em 6 escolas e nelas estiveram presentes 1075 crianças, sendo de referir que as Agências de Municipais de Energia – CASCAISENERGIA, AMES e OEINERGE – tiveram neste projecto um papel fundamental de interligação com as escolas e com a comunidade em geral.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Congresso CLIMA 2010
O Congresso CLIMA 2010 realizou-se nos passados dia 27 a 29 de Maio em Matosinhos, onde estiveram em grande destaque os temas da eficiência energética e da mobilidade sustentável, devido ao contributo destas áreas para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Os principais objectivos deste evento 2010 foram:
- Divulgar e debater as principais orientações estratégicas e políticas na União Europeia e nos Países Lusófonos, com especial ênfase sobre os desafios para o período pós-Quioto;
- Divulgar e incentivar as boas práticas de combate e mitigação dos impactes das alterações climáticas, promovendo a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos investigadores e empresas Europeias e dos Países Lusófonos;
- Divulgar as oportunidades de investimento nos Países Lusófonos ao abrigo do mecanismo de desenvolvimento limpo;
- Abordar o estado do conhecimento sobre as causas, as implicações e soluções de mitigação das alterações climáticas;
- Constituir um espaço de reflexão sobre o papel da Engenharia do Ambiente na procura de soluções que permitam combater as causas e mitigar os impactes das alterações climáticas.
O Município de Sintra esteve presente através da apresentação realizada pelo Eng.º Luís Fernandes da Agência Municipal de Energia de Sintra, sobre o Plano Estratégico para o Concelho de Sintra face às Alterações Climáticas.
Relembre-se que a execução deste Plano derivou do Protocolo de Cooperação celebrado entre o Município de Sintra e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que teve como objectivos a Avaliação dos Impactos Potenciais das Alterações Climáticas no Concelho e identificação de estratégias de acção para a mitigação das emissões de gases com efeito de estufa e medidas de adaptação sectorial.
O CLIMA 2010 – II Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas / International Congress on Climate Change contou com o alto patrocínio de Sua Excelência o Sr. Presidente da República e de Sua Excelência a Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território.
A AMES na Feira das Energias e no Dia da Criança
Dia da Criança
No dia 1 de Junho, a AMES participou no evento de comemoração do Dia da Criança promovido pela Junta de Freguesia de Belas, no Jardim das Samaritanas.

A AMES dinamizou um ateliê de construção de moinhos de vento, onde os possíveis futuros técnicos de energias renováveis construiram o seu exemplar com a ajuda de adultos.
Aqui o resultado do ateliê: o moinho de vento, que foi um sucesso entre os mais pequenos.
Também houve tempo e sol para cozer maçãs no forno solar, cedidas pela JF de Belas.
Também as maçãs tiveram bastante saída, fazendo as delícias de miúdos e graúdos.