segunda-feira, 28 de junho de 2010

Notícias Soltas #4

  • O presidente da New Energy Solutions, Jorge Vasconcelos, apresentou, na conferência “TIC e Eficiência Energética: O Estado deve dar o exemplo”, uma estimativa de quanto gasta o Estado português em energia: os mais de 500 milhões de euros, citados pela APDC, representam nove por cento da factura energética total em Portugal. Jorge Vasconcelos acrescentou que, tomando o ano de 1994 como base, o consumo de electricidade em Portugal em 2008 cresceu 77 por cento. “No entanto, nos edifícios do Estado o consumo cresceu o dobro da média”, frisou.

Fonte: Ecosfera

  • "O grande papel do nutricionista é ajudar a adaptar a alimentação à realidade local, a cada momento, pelo que era importante investir na literacia alimentar desde o pré-escolar", afirma Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. A especialista destacou como "muito positivas" as novas tendências das hortas urbanas e afirmou que era determinante que a comida portuguesa "voltasse a estar na moda", assim como a dieta mediterrânica. Soromenho-Marques, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a este propósito, disse que se deve passar do modelo do "boxe" para o modelo do "judo", ou seja, "trabalhar com a Terra e não contra ela", o que passa por deixar de considerar que "ser evoluído" é ter na mesa alimentos de vários países. "Precisamos todos de ser um bocadinho mais vegetarianos".

  • O Governo britânico lançou um projecto para travar o desaparecimento de abelhas e outros insectos polinizadores no país, um fenómeno que decorre a um ritmo mais elevado do que em qualquer outro país europeu. Segundo o jornal “Daily Telegraph”, mais de metade das colmeias morreu nos últimos 20 anos. Cientistas alertam que, dentro de uma geração, poderá haver uma crise alimentar devido a esta perda de biodiversidade, uma vez que estes animais polinizam e fertilizam as plantas das quais tiramos alimentos, como maçãs e abóboras, e são o garante da qualidade de frutos e legumes. Assim, mais do que conservar a biodiversidade, o programa “Insect Pollinator Initiative” pretende responder a um problema de segurança alimentar.

Fonte: Ecosfera

  • O carregamento de carros eléctricos será gratuito “durante os primeiros tempos” e, pelo menos, até ao final do ano que vem, garantiu o administrador da EDP, Jorge Morais, empresa que é o principal accionista da sociedade gestora do Mobi.e, a rede de mobilidade eléctrica de Portugal.

Fonte: Ecosfera

Sem comentários: