quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cidade Sustentável em Paredes

A Cisco Systems e a empresa especializada em tecnologia urbana Living PlanIT vão desenvolver a primeira cidade sustentável e inteligente da Europa, em Paredes, no distrito do Porto. Esta iniciativa tem como principal objectivo o desenvolvimento de comunidades inteligentes e sustentáveis no futuro, através da visão partilhada de urbanização sustentável.
.
Desta implementação surgirá PlanIT Valley, a "primeira cidade inteligente e auto-sustentável do mundo", que vai ser construída em Paredes. O projecto visa atrair centros de investigação internacionais, sendo classificado pelo Governo Português de Potencial Interesse Nacional (PIN).
.
"É um país que reúne uma combinação de factores interessantes: localização geográfica perfeita para quem trabalha com parceiros na Europa, América do Norte e Ásia; ensino de qualidade; engenheiros bons e mais baratos do que os norte-americanos; e pessoas colaborantes", afirmou Steve Lewis, CEO da Living PlanIT. Quanto a números, apontam para 12 mil empresas, 20 mil empregos, um investimento até 2015 de 10 mil milhões de euros e um modelo de negócio integrado que pode vir a significar 5% do PIB.
.
.

Sem comentários: