sexta-feira, 4 de junho de 2010

Congresso CLIMA 2010

O Congresso CLIMA 2010 realizou-se nos passados dia 27 a 29 de Maio em Matosinhos, onde estiveram em grande destaque os temas da eficiência energética e da mobilidade sustentável, devido ao contributo destas áreas para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Os principais objectivos deste evento 2010 foram:

  • Divulgar e debater as principais orientações estratégicas e políticas na União Europeia e nos Países Lusófonos, com especial ênfase sobre os desafios para o período pós-Quioto;
  • Divulgar e incentivar as boas práticas de combate e mitigação dos impactes das alterações climáticas, promovendo a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos investigadores e empresas Europeias e dos Países Lusófonos;
  • Divulgar as oportunidades de investimento nos Países Lusófonos ao abrigo do mecanismo de desenvolvimento limpo;
  • Abordar o estado do conhecimento sobre as causas, as implicações e soluções de mitigação das alterações climáticas;
  • Constituir um espaço de reflexão sobre o papel da Engenharia do Ambiente na procura de soluções que permitam combater as causas e mitigar os impactes das alterações climáticas.

O Município de Sintra esteve presente através da apresentação realizada pelo Eng.º Luís Fernandes da Agência Municipal de Energia de Sintra, sobre o Plano Estratégico para o Concelho de Sintra face às Alterações Climáticas.

Relembre-se que a execução deste Plano derivou do Protocolo de Cooperação celebrado entre o Município de Sintra e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que teve como objectivos a Avaliação dos Impactos Potenciais das Alterações Climáticas no Concelho e identificação de estratégias de acção para a mitigação das emissões de gases com efeito de estufa e medidas de adaptação sectorial.

O CLIMA 2010 – II Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas / International Congress on Climate Change contou com o alto patrocínio de Sua Excelência o Sr. Presidente da República e de Sua Excelência a Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Sem comentários: