quarta-feira, 9 de junho de 2010

Eles estão a chegar…

Sintra será novamente pioneira na questão da recolha selectiva dos óleos alimentares usados (OAU), uma vez que dentro de umas semanas irá cumprir a meta estabelecida para 2015, definida pelo Decreto-Lei 267/2009, que estabelece a colocação de pelo menos 80 unidades de recolha em Concelhos com mais de 300 000 habitantes.

Sintra disponibiliza um novo sistema de recolha de OAU, sendo que deixa de ser necessário despejar o óleo directamente no óleão, bastando apenas colocar a embalagem com o resíduo no mesmo. Esta medida visa sobretudo optimizar a higiene urbana e facilitar o gesto de deposição à população.

Biodiesel

O óleo alimentar usado (OAU) decorrente da fritura de alimentos é um resíduo não perigoso, passível de ser valorizado energeticamente com a produção de biodiesel. Este resíduo, quando inadequadamente gerido, acarreta graves problemas ambientais como a poluição das linhas de água e solos, acrescidos do mau funcionamento dos colectores municipais e Estações de Tratamento de Águas Residuais.

Com esta iniciativa, prevê-se o aumento significativo da quantidade de óleo recolhida que consequentemente irá ser matéria-prima no processo de produção de biodiesel. Deste modo, a frota municipal poderá incrementar a percentagem de biodiesel no consumo de biocombustível, medida que visa a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa resultantes da combustão de combustíveis fósseis, bem como a redução da factura energética do município.

Foi a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra, os SMAS de Sintra e a Higiene Pública Empresa Municipal que permitiu reforçar o orçamento para a aquisição do equipamento urbano, bem como uma nova estratégia de comunicação, medidas financiadas pelos SMAS de Sintra no passado ano de 2009.

Sem comentários: