quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Universidade do Algarve desenvolve tecnologia para produzir biocombustível a partir de alfarroba


A Universidade do Algarve (UAlg) está a desenvolver uma tecnologia de fermentação para produzir bioetanol de segunda geração, biocombustível aditivado à gasolina, a partir de polpa de alfarroba.

Segundo a coordenadora do projecto “Alfaetílico”, Emília Costa, a polpa de alfarroba é uma excelente matéria-prima para a produção de bioetanol, (normalmente designado de álcool etílico), já que existe em Portugal, é barata, muito rica em açúcares e extraída com poucos gastos de energia.


Foto: VASCO CÉLIO

“O processo de fermentação é mais fácil e evita-se recorrer aos cereais, que são bens alimentares”, frisou a investigadora, adiantando que noutros países como o Brasil ou os Estados Unidos aquele biocombustível é obtido a partir do trigo, milho ou cana de açúcar.

O projecto “Alfaetílico” está em curso há três anos, e em Dezembro foram apresentados os primeiros resultados. O próximo passo é patentear o processo, já que a parte de investigação está concluída.

A fermentação alcoólica é realizada por uma estirpe autóctone da levedura, que foi isolada pela equipa de investigação da Universidade do Algarve.

Fonte: Público

Sem comentários: