sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

EDP duplica capacidade hidroeléctrica do Alqueva


A EDP inaugurou esta quarta-feira a segunda central hidroeléctrica do Alqueva. O investimento de 190 milhões de euros na nova central duplica a capacidade instalada para 512 MW. Alqueva transforma-se assim no 2º maior centro produtor de hidroelectricidade do País.

Alqueva II contribuirá com mais 381 GWh/ano, correspondente a cerca de quatro por cento da totalidade da energia hidroeléctrica produzida em Portugal em ano médio, o suficiente para satisfazer o conjunto dos consumos dos concelhos de Évora, Beja, Portel, Moura e Vidigueira.

Alqueva ganha, no entanto, particular relevância pela flexibilidade acrescida que traz ao sistema eléctrico. A reversibilidade dos grupos permitirá armazenar energia através de bombagem em horas de vazio, em complementaridade com a produção das centrais eólicas, maximizando a capacidade de produção disponível em horas de maior procura.

Foto: http://www.alqueva.de

Concluídos os reforços de potência de Bemposta, Picote, e agora Alqueva, o Grupo tem actualmente em construção cinco novos projectos hidroeléctricos em Portugal: Ribeiradio, Baixo Sabor, Venda Nova III, Salamonde II e Foz Tua.

Sem comentários: