quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Governo lança apoio à gestão de eficiência energética de edifícios


O Fundo de Apoio à Inovação (FAI), cujo Aviso foi publicado na terça-feira, vai apoiar Projectos de Demonstração de Contratos de Gestão de Eficiência Energética em edifícios. Numa primeira fase serão escolhidos três edifícios, um por cada uma das tipologias cobertas pelo concurso: escritórios, unidades privadas de saúde com internamento ou recobro e serviços hoteleiros, escolhidos essencialmente pelo seu potencial de poupança. Poderão concorrer a esta fase todas as entidades privadas, ou cujo capital social seja maioritariamente detido por entidades privadas, proprietárias de um edifício que preencha os critérios do aviso.

Na segunda fase, será seleccionada para gerir cada um dos edifícios a Empresa de Serviços Energéticos (ESE) que tenha efectuado a proposta mais qualificada para a tipologia em causa. A esta altura existem 18 ESE qualificadas pela Direcção Geral de Energia e Geologia ao abrigo do Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços Energéticos. 


O Fundo de Apoio à Inovação apoia projectos nas áreas das energias renováveis e eficiência energética, promovendo a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o reforço do tecido empresarial nacional.

Sem comentários: