quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Potência eólica instalada cresceu 11% em 2011 na Europa

A Associação Europeia de Energia Eólica publicou este mês o seu relatório anual relativo ao aproveitamento da energia eólica no continente europeu no ano de 2011 intitulado Wind in power: 2011 European Statistics.

Os resultados revelam que em 2011, a potência instalada dos novos equipamentos para o aproveitamento da energia eólica foi ligeiramente inferior aos 9648 MW registados em 2010 (9 616 MW) mas, ainda assim, representa um acréscimo de 11% relativamente à potência previamente instalada.

Os países que mais contribuíram para o aumento da potência eólica instalada em 2011 foram a Suécia e Alemanha, através de projetos continentais e o Reino Unido, através dos aproveitamentos eólicos no mar. Globalmente, a potência eólica instalada atingiu os 93 957 MW no continente Europeu, de forma que representa 10,5% da capacidade instalada neste território, o suficiente para produzir 6,3% da energia elétrica consumida nesta parte do mundo.

Fonte: Naturlink

Entretanto, o Governo português decidiu “congelar” a atribuição de novas licenças para a produção de electricidade em regime especial, afectando principalmente a geração eólica e a co-geração.
Segundo o decreto-lei publicado em Diário da República, o Governo suspende, “com efeitos imediatos, a atribuição de potências de injecção na Rede Eléctrica de Serviço Público (RESP)”, ainda que ressalvando a possibilidade de poderem vir a ser excepcionados casos de “relevante interesse público”.

Fonte: Público

Sem comentários: