O crescimento lento deste serviço já era esperado, quando foi lançado pela Carris em 2008, dada a experiência observada em outros países onde a partilha de veículos tinha vários anos. Hoje o Mobcarsharing, em Lisboa, conta com 250 clientes, o que corresponde às expectativas da empresa.
«Este serviço pressupõe uma alteração de paradigma, relativamente à utilização do veículo sobretudo ao nível particular. Mas em Portugal o veículo particular partilhado ainda não é visto com bons olhos», conforme explica Inês Matos, responsável por este serviço.
No segundo semestre de 2011 começou a notar-se uma alteração no padrão de utilizadores. «A procura por parte dos particulares cresceu, penso que talvez devido à situação económica do país. Hoje, praticamente metade dos nossos clientes são particulares, o que denuncia já uma alteração de comportamentos», sublinha Inês Matos.
Também no sentido de aumentar a competitividade do serviço, a Carris estabeleceu uma parceria com a EMEL, no sentido dos utilizadores do Mobcarsharing poderem estacionar (até um limite de 4 horas seguidas) em lugares da via pública sem pagar. A novidade também não existe nos outros países, mas a realidade portuguesa mostrou a importância desta medida. Hoje o Mobcarsharing disponiliza 10 veículos entre citadinos, utilitários e pequenos familiares.
Fonte: AmbienteOnline
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