sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Aluguer de bicicletas em Dublin

Os sistemas de alugueres de bicicletas estão a tornar-se cada vez mais comuns nas cidades europeias, e Dublin, para além de não ser excepção, é um excelente exemplo.

O sistema de aluguer de bicicletas da capital irlandesa, com menos de 2 anos de existência, é um dos mais bem-sucedidos do mundo, contando já com 58 000 utilizadores registados e 2,2 milhões de alugueres. O sucesso do “Dublinbikes” é atribuído à receptividade dos cidadãos, à cuidadosa escolha dos locais onde é disponibilizado o serviço, à sua qualidade e à reduzida anuidade, que é de apenas 10 euros.

Dos trajectos já realizados 97% foram percorridos em menos de 30min, o que significa que foram gratuitos para os utilizadores registados que pagam 10 euros de anuidade para aceder ao serviço, que também está disponível para os turistas a um preço de 2 euros por um período de usufruto de 3 dias.

Actualmente, o sistema disponibiliza 550 bicicletas disponíveis em 44 estações perto de áreas onde há se concentram muitos locais de trabalho, serviços e transportes públicos. No entanto, já está prevista uma expansão para 300 estações que disponibilizarão um total de 5000 bicicletas, incluindo nos subúrbio da cidade, sendo ainda intenção da Câmara criar uma rede de ciclovias já que, no presente, muitas das zonas de circulação fazem parte das faixas BUS.



Fonte: Naturlink

Sem comentários: