sexta-feira, 12 de julho de 2013

UE Concerto já apoiou 22 projectos na construção de Smart Cities

A iniciativa UE Concerto, que visa facilitar a construção e recuperação de cidades através da eficiência energética, já co-financiou 22 projectos em 58 cidades. A propósito da semana da energia sustentável, que decorreu entre 24 e 28 de Junho, foram apresentados em Bruxelas os primeiros resultados desta acção. As cidades e comunidades envolvidas mostraram que é possível reduzir em cerca de 50% as emissões de CO2, com custos aceitáveis. Fruto da implementação de fontes de energia renováveis, tecnologias inovadoras e de uma abordagem integrada.

Um dos exemplos apresentados foi o da cidade de Grenoble, em França, que sofreu uma reabilitação energética numa grande quantidade de edifícios e integração de edifícios inovadores. Trabalho que não seria possível sem a iniciativa europeia. “Sem as severas exigências e o enquadramento da Concerto, sem o acompanhamento constante, não teríamos tido sucesso”, reconheceu Laurent Gaillard, responsável pela urbanização da cidade.

As medidas sugeridas baseiam-se no uso de energias renováveis, desenvolvimento urbano e de edifícios sustentável ou avaliações económicas. Sendo que, este co-financiamento da Comissão Europeia, demonstra que a optimização energética com uma abordagem integrada é mais eficiente e economicamente mais atractiva do que uma optimização edifício a edifício.     
                
O UE Concerto faz parte do Concerto Premium e tem como um dos objectivos centrais identificar os desafios de criar um futuro sustentável para as necessidades energéticas europeias.

Sem comentários: