quarta-feira, 17 de julho de 2013

Governo «ressuscita» programa da mobilidade eléctrica

Foi publicado, esta segunda-feira, no «Diário da República», o calendário para a revisão do programa de mobilidade eléctrica. A intenção do Governo é obter, ainda este mês, um relatório detalhado da utilização da rede de mobilidade eléctrica, documento que será elaborado pelo Mobility Intelligence Center (MIC), a unidade de monitorização do projecto Mobi.E, instalada na Maia.

Segundo a notícia avançada pelo Jornal de Negócios, o Mic terá também de apresentar um estudo de sustentabilidade do modelo de mobilidade eléctrica (até 19 de Agosto) e um plano de actualização tecnológica dos pontos de carregamento (até 31 de Agosto). Também a Adene – Agência para a Energia será chamada para este processso, ficando responsável pela entrega, até 14 de Setembro, de um relatório sobre a mobilidade eléctrica noutros países na Europa.

A rede de carros eléctricos hoje existente conta com mais de 1.100 pontos de carregamento, mas apenas meio milhar de utilizadores. O Plano Nacional de Acção para as Energias Renováveis (PNAER) estima que, em 2020, o País venha a ter 33 mil veículos eléctricos, sendo um terço ligeiros de passageiros e dois terços motociclos.

Sem comentários: