segunda-feira, 8 de julho de 2013

REN: renováveis representam 70% do consumo eléctrico

Nos primeiros seis meses do ano, o consumo de electricidade, gerada por energias renováveis, aumentou  para 70 por cento. «Mais do que dois terços», afirma orgulhosamente o presidente da Associação de Energias Renováveis (Apren), António Sá da Costa, referindo-se à quantificação do consumo utilizada por vários órgãos de comunicação social. Os dados disponibilizados pela empresa de  Redes Energéticas  Nacionais (REN) são justificados por um confluir de  condições meteorológicas que potenciou o aumento da produção hídrica e eólica. 

Face ao primeiro semestre do ano passado, o consumo de electricidade gerada por energias renováveis subiu visivelmente de 46 para 68 por cento. António Sá da Costa sublinha que, nos primeiros meses de 2013, a produção de energia especial foi «ligeiramente superior» à ordinária. «A produção em regime ordinário sentida foi de 8565 GWh, enquanto a produção de energia especial, como os parques eólicos, por exemplo, foi de 8962 GWh», remata o responsável da Apren, sublinhando a relevância positiva destes números. 

Já o saldo de trocas foi fortemente exportador no início do ano, tendência que se inverteu em Maio e Junho com regimes hidrológicos mais secos. No conjunto do semestre, o saldo é exportador em 440 GWh, que equivalem a  cerca de dois por cento do consumo nacional nesse período, segundo as estatísticas da REN. «2,8 por cento desta energia foi exportada, o que equivale a uma descida na exportação de energia eléctrica de 16 por cento, o que é um verdadeiro desperdício», comenta Sá da Costa. 

Sem comentários: