segunda-feira, 22 de julho de 2013

Projecto Cloogy Kit Home - entregas concluídas

A AMES distribuiu 100 kits Cloogy Home pelas famílias residentes no município de Sintra que se inscreveram no Projecto “Cloogy Kit Home”, desenvolvido em parceria com a ADENE – Agência para a Energia na sequência do estabelecimento de Protocolo em Fevereiro de 2012. Assim, na distribuição geográfica final destaca-se a freguesia de Algueirão-Mem Martins com uma maior expressão (19%), seguida de longe por Rio de Mouro (10%), São Pedro e São Martinho (9%), Mira Sintra, Belas e Santa Maria e São Miguel (8%). 


De assinalar a representação, ainda que pequena, das freguesias de São João das Lampas (5%), Colares, Casal de Cambra (2%), Pero Pinheiro, Montelavar e Terrugem (1%), ao contrário de Almargem do Bispo, que continua sem representação, o que se justificará mais uma vez pela forte componente rural destas freguesias, sendo este tipo de equipamento mais direccionado para utilizadores urbanos.

Quanto à tipologia da habitação, continuam a dominar o T2 (30%) e o T3 (22%), seguindo-se o T4 (16%), o V4 (9%) e o V3 (8%).


O Cloogy Home é um dispositivo que permite medir o consumo energético de uma habitação ou estabelecimento de forma centralizada ou a partir de tomadas individuais, sendo a informação recolhida num smartmeter instalado no quadro eléctrico, e disponibilizada aos utilizadores em tempo real através da internet e de aplicações móveis, para a respectiva monitorização. Este dispositivo fornecerá sugestões online com o intuito de incutir alterações comportamentais para a poupança no consumo energético. 

Recorde-se que este Projecto não tem custos associados para as famílias que dele beneficiam, prevendo-se o acompanhamento dos consumos energéticos durante um ano, com vista ao estabelecimento de um caso de estudo de diminuição na factura energética.

Agência Municipal de Energia de Sintra é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem por objecto contribuir para a gestão da procura de energia, a eficiência energética, o melhor aproveitamento dos recursos endógenos e a gestão ambiental, no sentido de introduzir uma melhoria sistemática do desempenho energético-ambiental do concelho de Sintra.

A ADENE – Agência para a Energia tem por missão promover e realizar atividades de interesse público no domínio da política energética e dos serviços públicos concessionados ou licenciados no sector da energia. A ADENE desenvolve a sua atividade junto dos diferentes sectores económicos e dos consumidores, visando a racionalização dos comportamentos energéticos, a aplicação de novos métodos de gestão de energia e a utilização de novas tecnologias. www.adene.pt

Sem comentários: