quarta-feira, 26 de junho de 2013

TRATOLIXO bate recorde de produção de energia

A Central de Digestão Anaeróbia (CDA) da TRATOLIXO atingiu o expoente máximo em produção de energia no passado mês de Maio, data que celebra 6 meses de actividade desde o primeiro paralelo entre a Central de Biogás e a rede eléctrica de Média Tensão, iniciando-se o processo de venda de energia à EDP Distribuição.

A Central de Digestão Anaeróbia na Abrunheira, concelho de Mafra, produz energia renovável, recicláveis e composto, possuindo uma tecnologia de ponta equiparada ao que de melhor se faz na Europa no sector de tratamento de resíduos. Uma das maiores do país e com capacidade para receber 160 mil toneladas de recolha indiferenciada de RSU, a produção de energia eléctrica é uma das grandes mais-valias da CDA que recebe RSU dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.

A CDA distingue-se por um percurso ascendente no sentido de atingir a sua capacidade máxima de tratamento de resíduos e consequente produção de energia eléctrica que poderá abastecer cerca de 4.454 alojamentos (fonte DGEG dados de 2010).

O valor máximo atingido em Maio em produção de energia foi de 1363 MW/h destacando-se em larga escala dos valores atingidos no arranque da sua actividade, em Novembro de 2012 cuja produção rondou os 25MW/h e em Dezembro do mesmo ano atingiu os 53 MW/h.


Sem comentários: