sexta-feira, 14 de junho de 2013

Autocarro eléctrico carrega em segundos

A cidade de Genebra, na Suíça, está a preparar-se para testar uma nova tecnologia que permite carregar autocarros elétricos nas paragens em apenas segundos. A solução constitui-se como um importante passo para uma futura geração de transportes públicos silenciosos, flexíveis e com zero emissões de carbono. 

© ABB

O anúncio foi feito recentemente pelo grupo tecnológico suíço ABB, que revelou, durante o 6º Congresso da Associação Internacional de Transportes Públicos (UTIP), que decorreu em Genebra, que está a trabalhar em conjunto com a companhia de transportes públicos TGP nesta nova alternativa. 

Um comunicado do grupo informa que a tecnologia inovadora de carregamento vai ser testada pela primeira vez num autocarro elétrico capaz de transportar cerca de 135 passageiros e que vai ser carregado diretamente num grupo selecionado de paragens no período de 15 segundos em que os passageiros entram e saem do veículo. 

A tecnologia TOSA (Trolleybus Optimisation Systéme Alimentation, em francês), como foi baptizada, recorre a eletricidade gerada inteiramente a partir da energia hidráulica. O tempo de carregamento é tão rápido que, garantem os criadores, não interfere com o horário dos autocarros e melhora a qualidade de vida urbana, bem como a paisagem.

Além disso, acrescenta o grupo ABB, o sistema, que recorre a uma espécie de "braço mecânico" controlado por laser, que se liga a um receptor no autocarro para efectuar o carregamento (de 400kW por paragem), proporciona uma maior flexibilidade em termos de rotas. Por permitir o armazenamento de energia em baterias compactas, a tecnologia permite ainda alimentar, por exemplo, o sistema de iluminação interna e externa do veículo.

Fonte: BoasNotícias

Sem comentários: