quarta-feira, 11 de julho de 2012

Projecto EcoSave

Sensibilização para a utilização eficiente de electrodomésticos

Os electrodomésticos são responsáveis por 32% do consumo de energia numa habitação. Contudo, até que ponto a eficiência garantida pela tecnologia é diminuída pelos hábitos incorrectos dos utilizadores?

Foi esta questão que serviu como ponto de partida para o Projecto ECOSAVE, que reúne um conjunto de seis Agências de Energia, a Quercus e a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTS).

O ECOSAVE surgiu com o objectivo de analisar o real impacte da utilização dos electrodomésticos no consumo de energia, reconhecendo que não basta possuir equipamentos eficientes. É necessário ensinar os utilizadores a adoptar novos hábitos comportamentais de modo a tirar partido dos electrodomésticos que possuem e desta forma potenciar a poupança de energia.

A energia eléctrica é a principal fonte de alimentação dos electrodomésticos. Tendo presente o maior custo que esta representará agora para os consumidores, pelo recente aumento da tarifa e também do IVA, este projecto não poderia surgir numa altura mais oportuna.

Frigorífico, Combinado, Arca Congeladora, Forno, Máquina de Lavar Roupa, Máquina de Secar Roupa e Máquina de Lavar Loiça: todos estes electrodomésticos foram submetidos a um conjunto de ensaios laboratoriais conduzidos pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, de forma a simular o efeito que as más práticas na utilização podem ter no consumo dos mesmos, tais como a abertura repetida da porta do frigorífico ou o fecho desta de forma brusca.

A partir dos resultados obtidos, foi possível construir um simulador e preparar um guia informativo. O simulador encontra-se disponível ao público na Internet, em www.ecosave.org.pt, para que todos possam testemunhar por si mesmos a influência da utilização dos equipamentos no consumo de energia. Quanto ao Guia, este será distribuído gratuitamente em várias lojas de electrodomésticos que aceitaram colaborar com o projecto, bem como em alguns locais públicos como juntas de freguesia e bibliotecas situadas nos concelhos abrangidos pelos parceiros do ECOSAVE (Alcochete, Barreiro, Cascais, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sintra).

Os ensaios experimentais realizados pela ESTS foram possíveis graças a uma oferta de equipamentos por parte da WORTEN.

Este projecto é coordenado pela ENA, Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, tendo resultado de uma candidatura ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC), promovido pela ERSE. Como parceiros de projecto o ECOSAVE conta com a colaboração das Agências de Energia AMES, AMEC, OEINERGE, S.ENERGIA e AMESEIXAL, da Quercus e da ESTS.

Sem comentários: