segunda-feira, 16 de julho de 2012

Inovação: Células solares de dupla face produzem mais energia

A BSolar, uma empresa israelita, anunciou a construção de painéis solares de dupla face que produzem mais energia. Segundo a BSolar, as células fornecem mais 10 a 30% de energia por potência instalada em aplicações standard e cerca de 50% mais

(Foto: BSolar)

em instalações verticais. Esta eficiência de produção de eletricidade é uma das mais altas associadas às células de silício monocristalino.

O segredo das células solares com duas faces é a utilização de boro em vez de alumínio. O boro permite que a parte de trás da célula absorva a luz refletida e aumenta a eficiência de produção da parte da frente. Também torna a célula mais resistente o que é importante nos painéis com design mais fino. Contudo, o uso do boro torna a produção destas células mais difícil e mais cara.

A BSolar conseguiu manter os preços competitivos devido ao melhor desempenho das suas células. A empresa já lançou o seu primeiro projeto, uma instalação de 730 kW no Japão que irá usar as suas célula solares de dupla face. Adicionalmente, vários fabricantes de células solares vão começar a utilizar estas células nos seus módulos. É um bom início para esta nova tecnologia.

Fonte: Naturlink

Sem comentários: