sexta-feira, 1 de junho de 2012

Notícias soltas #21

Lisboa alberga primeiro parque de estacionamento energeticamente eficiente O Parque do Chão do Loureiro, em Lisboa, foi inaugurado terça-feira pela mão da EMEL e da Galp Energia, tornando-se no primeiro parque de estacionamento da capital com uma lógica de eficiência energética. A juntar à redução de consumos, o parque tem instalada na cobertura uma central fotovoltaica que permite cobrir 22 por cento das necessidades energéticas da infra-estrutura.

UrbanBiogas quer cidades a produzir combustível a partir de resíduos O Tagusvalley – Tecnopolo do Vale do Tejo integrou o Grupo Local de Suporte do projecto UrbanBiogas. Este projecto, apoiado pelo programa Energia Inteligente para a Europa, pretende preparar cinco cidades europeias para a produção de biogas a partir de resíduos sólidos.

Emissões de GEE em Portugal baixaram mais de 5% em 2010 Portugal está no lote dos países responsáveis por menos emissões de GEE (gases com efeito de estufa) na União Europeia, juntamente com Espanha e Grécia. Em 2010, Portugal emitiu cerca de 70,1 milhões de toneladas de GEE, ou seja, menos 3,8 milhões de toneladas do que no ano anterior, segundo o relatório da Agência Europeia do Ambiente, publicado hoje. Em termos percentuais estes valores representam um decréscimo de 5,1 por cento (2009 a 2010) e de 17,4 por cento comparativamente com os dados base de 1990.

Energia solar: Alemanha estabelece novo recorde mundial As instalações solares da Alemanha produziram 22 GWh de eletricidade durante as horas do meio-dia de sexta e sábado, o que equivale à produção de 20 centrais nucleares na sua capacidade máxima.

Sem comentários: