quinta-feira, 3 de maio de 2012

Guimarães recebe encontro anual da Energy Cities

Começa  a 9 de Maio, em Guimarães, o encontro anual da associação europeia Energy Cities, um evento que terá como mote “Mind-boggling ideas for a new energy culture” (Ideias espantosas para uma nova cultura energética) e que convida os presidentes dos municípios a demonstrarem o seu compromisso político para uma transição energética. Como resultado, 30 autarcas, de 30 países, vão compilar num documento 30 estratégias para a eficiência energética, que será depois enviado para o outro lado do Atlântico, para o Rio+20.

A abertura oficial do encontro está marcada para a manhã de dia 10 (depois do cocktail de recepção aos participantes, oferecido pela cidade de Guimarães, no dia 9), e contará com a presença de Artur Trindade, secretário de Estado da Energia, António Magalhães da Silva, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Eckart Würzner, presidente da Câmara de Heidelberg e da Energy Cities. Uma explicação sobre o tema escolhido para esta edição do encontro e uma apresentação das novidades que marcaram a energia na Europa no ano passado serão os tópicos para o arranque do debate, que fará depois um enquadramento da cultura energética europeia, para finalizar então com a mensagem dos presidentes de câmara europeus para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

Da parte da tarde haverá cinco workshops paralelos, dedicados a “identificar e debater propostas que acelerem a transição energética dos territórios locais europeus”, descreve a organização. “Dar mais poder aos responsáveis pelos territórios”, “Conhecer os fluxos dos recursos dos nossos territórios”, “Repensar as finanças de uma forma geral”, “Investir numa administração participativa para acelerar os processos de mudança” e “O planeamento urbano como forma de reduzir o consumo de energia” são os temas em discussão.
No dia 11, o discurso de abertura caberá ao engenheiro e economista Luís Mira Amaral, que dará o mote para uma sessão plenária dedicada a pensar a transição energética como oportunidade para o desenvolvimento económico local e para o emprego. O dia de trabalhos encerrará com um espaço de aprendizagem no âmbito da iniciativa ENGAGE, sobre como desenvolver boas estratégias de comunicação de apelo à participação cívica, para alcançar os objectivos locais relativos à energia e ao clima.

De acordo com as previsões da organização, a Capital Europeia da Cultura 2012 receberá por estes dias perto de 250 especialistas e decisores políticos. Para saber mais sobre o evento, visite aqui o website oficial.

Fonte: Jornal Arquitecturas

Sem comentários: