quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cientistas portugueses estimam potencial fotovoltaico dos edifícios


Qual o potencial solar do seu telhado? Esta é a questão que um grupo de investigadores do e-GEO, Unidade de Investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA), e do DEGGE, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC/UL), se propõe a responder através da quantificação do potencial fotovoltaico da cobertura dos edifícios.

A equipa de investigadores propõe uma aplicação que permite estimar a rentabilidade da instalação de sistemas fotovoltaicos em áreas urbanas. Na quantificação do potencial fotovoltaico do topo dos edifícios foram considerados fatores como a quantidade de radiação solar disponível, características dos topos dos edifícios, eficiência da tecnologia de conversão e fatores económicos.

Portugal, país com grande dependência energética do exterior, apresenta um índice de irradiação solar elevado: 1,74 MWh/m2/ano, bastante superior à média Europeia (1,16 MWh/m2/ano). Estas características do país justificam o crescente interesse nas soluções energéticas mais amigas do ambiente.

Este aplicação é uma nova ferramenta de gestão urbanística e de planeamento urbano. De acordo com a equipa responsável pelo estudo, futuros desenvolvimentos do projeto incluem a avaliação do potencial solar térmico, bem como a possibilidade de reconversão de topos de edifícios em ‘coberturas verdes’.

Fonte: Natulink

Sem comentários: