quarta-feira, 2 de maio de 2012

Adene leva eficiência energética, renováveis e infra-estruturas energéticas a Moçambique

Uma delegação da Adene (Agência para a Energia de Portugal) chegou hoje a Moçambique, acompanhando o secretário de Estado da Energia numa missão empresarial que será sobretudo focada na eficiência energética, energias renováveis e infra-estruturas energéticas.

Esta missão integra um projecto da Adene, aprovado pelo QREN e apoiado pelos fundos comunitários, que se propõe a apoiar e dinamizar as relações das empresas portuguesas do sector da energia em mercados chave como o mexicano, o moçambicano, o chinês, o brasileiro, o angolano e o sul-africano. Neste projecto a Agência para a Energia conta com a parceria do ENERGYIN – Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia de Portugal.

Saiba mais sobre o projecto em www.portugalenergysolutions.com

Integram esta missão da Adene cerca de duas dezenas de empresas portuguesas, entre as quais se destacam algumas que já trabalham com o mercado moçambicano, como a Galp Energia, a Efacec, a Self Energy, a REN, a EDP Internacional, a Janz, a Gesto Energia, a Martifer Solar e a Visabeira.

Ainda hoje, e com vista a integrar algumas das acções desta Missão Empresarial, chega igualmente a Maputo o Secretário de Estado da Energia português, Artur Trindade, que terá encontros com o Ministro da Energia de Moçambique, Salvador Namburete, e com o Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Geológicos de Moçambique, Abdul Razack.

O Secretário de Estado da Energia fará algumas visitas a empreendimentos relevantes para a economia moçambicana e que contam com a participação de capital e de know how de empresas portuguesas.

A Adene é uma instituição portuguesa de utilidade pública sem fins lucrativos e directamente ligada ao Ministério da Economia e do Emprego português, cuja missão é promover e realizar actividades de interesse público na área da energia e das respectivas interfaces com as demais políticas sectoriais.

Recorde-se também que o vice-ministro angolano do Ambiente, Syanga Abílio, esteve na semana passada em Lisboa para atrair empresas portuguesas do sector das tecnologias ambientais a participarem numa feira de Luanda que pretende promover a economia verde naquele País.


Fonte: Greensavers

Sem comentários: