segunda-feira, 27 de junho de 2011

Três em cada cinco cidadãos de 24 países não querem energia nuclear

A energia nuclear perdeu adeptos com a crise que se arrasta há três meses na central de Fukushima, no Japão, devastada por um tsunami. Três em cada cinco cidadãos de 24 países não querem esta fonte de energia, revela uma sondagem do Ipsos.

Na lista das fontes de energia “preferidas” pelos inquiridos, o nuclear surge em último lugar (38 por cento de defensores), tendo à frente o carvão (48 por cento), gás natural (80 por cento), hidroeléctrica (91 por cento), eólica (93 por cento) e solar (97 por cento).

Os países onde o nuclear encontra mais opositores são a Itália, Turquia, México e Alemanha. Por seu lado, o apoio é mais elevado na Índia, Polónia e Estados Unidos.
Dos 62 por cento de inquiridos contra o nuclear, um quarto (26 por cento) diz ter sido influenciado por Fukushima. Os países que mudaram de opinião por causa da crise no Japão são a Coreia do Sul (66 por cento), o próprio Japão e a China (ambos com 52 por cento) e a Índia (50 por cento). “A energia nuclear é um tema controverso, mesmo nos tempos tranquilos. O desastre em Fukushima teve, claramente, um impacto negativo na forma como as pessoas olham para ela”, disse o director do Ipsos MORI Reputation Centre, Milorad Ajder, em comunicado.
(...)
24.06.2011
Helena Geraldes – PÚBLICO

Sem comentários: