segunda-feira, 13 de junho de 2011

Barco Solar


O Turanor Planet Solar foi construído no Yacht Club Knierimem da cidade de Kiel, norte da Alemanha, e o seu nome deriva do 'Senhor Tolkien dos Anéis'. Turanor significa "o poder do sol".

Nesta viagem inaugural de circunavegação do globo, iniciada em Abril passado no Mónaco e com duração prevista de 5 meses a uma velocidade média de 8 nós (máxima de 15 nós), o Turanor tem-se deslocado em absoluto silêncio e sem a geração de qualquer tipo de poluição, tendo a bordo apenas 2 tripulantes. Após a conclusão desta viagem, a expectativa é que o Turanor seja vendido para ser usado como um iate de luxo.

O Turanor tem realizado uma rota mais equatorial para contar com mais horas de sol, fundamentais para a geração da sua energia, fazendo escalas em diversas cidades pelo mundo, entre elas Nova Iorque, São Francisco, Papeete (Tahiti), Noumea (Nova Caledonia), Brisbane (Austrália), Hong-Kong, Singapura, Abu Dhabi, Cairo e Marselha (sul de França).

Knierim Yachtbau e Immo Streher, entre outros investidores, decidiram financiar o projeto do suiço Raphael Domjan, gastando para isso 10 milhões de euros (quase 16 milhões de dólares) na construção deste belíssimo, moderno e imenso catamarã.

Segundo Knierim Yachtbau, "este é um marco no progresso da mobilidade solar. É minha convicção que brevemente a energia solar assumirá uma forte presença não apenas sobre telhados de casas e edifícios, mas também nas estradas, nos mares e nos céus... O objectivo da viagem de circunavegação com o Turanor é chamar a atenção para o facto que a energia solar tem como garantir uma significativa contribuição para a melhoria da qualidade de vida sustentável nas grandes cidades."

Para obter mais informações sobre o projeto, visite o site
http://planetsolar.org./

Sem comentários: