O sector da energia é o que tem visto mais projectos financiados pela instituição financeira Banco Europeu de Investimento: Eneop, Portucel, Electricidade da Madeira, REN, Galp, EDP foram algumas das empresas que receberam um total de 2,02 mil milhões de euros entre 2008 e 2011.
EGF e AdP
No sector da água e resíduos a Empresa Geral de Fomento (EGF) e a Águas de Portugal (AdP) – pertencentes ao grupo AdP, receberam 797 milhões de euros de financiamento.
No sector da água e resíduos a Empresa Geral de Fomento (EGF) e a Águas de Portugal (AdP) – pertencentes ao grupo AdP, receberam 797 milhões de euros de financiamento.
EPAL e EDA
A EPAL e a Electricidade dos Açores (EDA) são os dois dos três projectos ligados às áreas de ambiente e energia, que estão a ser escrutinados pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).
Iberdrola
No caso da Iberdrola, o projecto entrou no BEI a 28 de Maio de 2009, tendo como objectivo a construção de quatro barragens e quatro centrais hidroeléctricas com 1135 MW de potência.
EDP
A EDP submeteu um pedido de 260 milhões de euros para dois projectos nas centrais hídricas do Alqueva (Rio Guadiana) e da Venda Nova (Rio Cávado), para um projecto cujo valor ronda os 520 milhões de euros.
No ano passado a Eneop - Eólicas de Portugal, pediu financiamento para 14 parques eólicos de 354 MW.O custo total desta fase é de 520 milhões, sendo que o BEI deu o aval ao empréstimo de 260 milhões em Outubro do ano passado.
Em 2008, foi a vez da Repsol pedir um empréstimo de 50 por cento dos 1,1 mil milhões para ampliação do pólo petroquímico de Sines e a construção de uma central de co-geração. O contrato ainda não foi assinado.
Fonte: AmbienteOnline
Sem comentários:
Enviar um comentário