quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PPEC 2013-2014: Medidas aprovadas

Foi recentemente publicada a lista de medidas aprovadas no âmbito do PPEC 2013/2014 - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo. Neste contexto, a AMES viu aprovadas duas candidaturas submetidas ao PPEC 2013 - 2014: 

MASTER WATT Com a implementação da medida pretende-se desenvolver ações de formação para dotar docentes dos conhecimentos necessários para uma melhor comunicação no ensino dos alunos a seu cargo sobre as temáticas do consumo de energia e uso racional de energia. Estão previstas parcerias com a OEINERGE, a AREANATEJO, a S.ENERGIA, a ENA e a ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE SINTRA.

VAGB II A medida visa a instalação de 36 variadores eletrónicos de velocidade e 45 baterias de condensadores e destina-se às entidades gestoras de águas. Estes equipamentos serão instalados em estações elevatórias de água de abastecimento ou águas residuais (EEAA ou EEAR), em estações de tratamento de águas (ETA) ou estações de tratamento de águas residuais (ETAR), nos sistemas de bombagem ou ventilação, nas áreas de intervenção do promotor e das entidades associadas. Estão previstas parcerias com a ENA e a S.ENERGIA.

A AMES participará como Entidade Associada em diversas outras medidas aprovadas no âmbito do PPEC, nomeadamente:

Medidas promovidas pela RNAE: 
  • REFLUX – REGULAÇÃO DE FLUXO LUMINOSO NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA, LUZ CERTA NO SEU MUNICÍPIO Instalação de equipamento para a regulação do fluxo luminoso na iluminação pública.
  • LUZ CERTA NO SEU MUNICÍPIO Instalação de equipamento (transformadores) para a redução da potência consumida por lâmpadas fluorescentes T8 ou T12 com balastros ferromagnéticos assim como a correção do fator de potência. 
  • YOUNG ENERGY LEADERS - REDE DE JOVENS LÍDERES PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Sensibilização generalizada da população residente em Portugal para a temática da eficiência energética através da realização de um concurso ao nível das escolas secundárias. 
  • SMART OFFICES Disponibilização de uma ferramenta de diagnóstico, gestão e treino da performance nos consumos elétricos de edifícios de escritórios.

Medidas promovidas pela S.ENERGIA:
  • CONHECER&AGIR: PLATAFORMA DE MEDIÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS CONSUMOS ELÉTRICOS DESAGREGADOS E BENCHMARKING DOS CONSUMOS DE ENERGIA ELÉTRICA EM EDIFÍCIOS ADMINISTRATIVOS MUNICIPAIS Disponibilização aos funcionários municipais e munícipes de informações relevantes sobre o desempenho energético de 27 edifícios administrativos municipais, no que se refere ao consumo de energia elétrica, promovendo a adoção de comportamentos mais eficientes que demonstrem os benefícios decorrentes.
  • ECOBOMBEIROS – SENSIBILIZAÇÃO PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM QUARTEIS DE BOMBEIROS Realização de auditorias simplificadas em 46 corporações de Bombeiros Voluntários, Sapadores ou Mistas com apresentação de medidas de melhoria relacionadas com o consumo de energia elétrica.
Medidas promovidas pela ADENE:

  • TUTORES DE ENERGIA NAS ESCOLAS Criação da figura de tutor de energia em 120 agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário (num total de 200 tutores) dando-lhes formação sobre a correta utilização de equipamentos 
  • FORMAÇÃO DE GESTORES MUNICIPAIS DE ENERGIA Dotação dos gestores municipais de energia de informação que lhes permita identificar, implementar e verificar as medidas de eficiência energética.
  • ENERGY GAME II Dando continuidade à medida com o mesmo nome implementada no PPEC 2009-2010, consiste num jogo interativo que funciona em PC portátil e é projetado num ecrã. 
Medida promovida pela OesteSustentável:
  •  ENERGIA + POSITIVA Concurso inter-escolas para as cerca de 150 escolas do 3º Ciclo de Ensino e secundário (alunos, professores e funcionários), de forma a promover a utilização racional da energia em edifícios escolares. 
Medida promovida pela ENA:
  • GESTÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM PME’S Realização de auditorias energéticas em 48 PME´s, nas quais serão introduzidas metodologias de gestão de energia de acordo com as preconizadas pela Norma PT EN ISO 50001 e posterior disseminação das boas práticas e resultados alcançados para estimular o mercado na adoção destas práticas de gestão energética.

Sem comentários: