quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Notícias soltas #35

Reino Unido dá luz verde a nova central nuclear: Dois novos reactores produzirão electricidade para seis milhões de habitações. O Governo britânico deu luz verde a uma nova central nuclear no país, a primeira a ser construída nos últimos 25 anos. Serão dois novos reactores, com capacidade para abastecer seis milhões de habitações, a instalar em Hinkley Point, no Sudoeste da Inglaterra, onde já existe uma central em operação e outra desactivada.

O Reino Unido tem 16 reactores nucleares em funcionamento, os quais respondem por cerca de um quinto do abastecimento eléctrico do país. As centrais são, contudo, antigas – 29 reactores foram já encerrados e os que estão operacionais não têm mais de dez anos de vida útil pela frente. Renovar o parque nuclear é uma das apostas do Governo britânico para reduzir as emissões de dióxido de carbono nas próximas décadas. 

Arrotos de vaca: uma fonte de energia alternativa: Mochila nas costas das vacas criada para recolher os gases produzidos durante a digestão, permitindo a produção de biocombustível. A produção de energia, para a indústria ou para os transportes, é a principal responsável pela emissão de gases com efeito de estufa, por estar ainda demasiado dependente da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão. 

Mas a produção animal representa também um dos grandes factores de emissão destes gases, contabilizando já 14,5% dos gases de efeito estufa devido às actividades humanas, segundo um relatório recente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês).

Governo aperta metas de recolha selectiva de lixo mas não em todo o país: Novo plano para os resíduos urbanos prevê investimento de 320 milhões de euros até 2020. O Governo quer aumentar a retoma de resíduos recicláveis através de recolha selectiva para 47 quilos por habitante, por ano, o que nalguns sistemas implica um aumento de mais de 50% em relação a valores actuais. Mas a forma como cada sistema vai contribuir para esta meta nacional será, pela primeira vez, diferenciada. Este é um dos objectivos do novo Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) 2020, apresentado ontem pelo ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva.

O PERSU prevê também o aumento da percentagem de resíduos urbanos reciclados para o dobro, de 24% em 2012 para 50% em 2020, e ainda a diminuição da deposição directa de resíduos em aterro, dos actuais 63% para 35% em 2020. Estes são objectivos "ambiciosos", mas "realistas", sublinha o ministro. Para os cumprir, está previsto um investimento de 320 milhões de euros, entre fundos comunitários e nacionais.

Energia: Hotel português é o mais eficiente da Europa O Corinthia Hotel Lisbon acaba de ser distinguido como 'Melhor Projeto de Eficiência Energética' da Europa, depois de, no primeiro semestre do ano, o mesmo ter conseguido uma redução do consumo de energia superior a 25%.

Implementado pela Galp Soluções de Energia, o prémio visa distinguir os projetos desenvolvidos fora dos Estados Unidos que se destaquem pelas suas características inovadoras e é atribuído pela Association of Energy Engineers. Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o Corinthia Hotel Lisbon revela ter conseguido reduzir em 25% o consumo energético naquele empreendimento, um valor que corresponde a menos 600 mil KW/h e menos 290 toneladas de CO2. 

Sem comentários: