quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Notícias soltas #26

Consumo de energia renovável bate recorde em Novembro O mês de Novembro registou o valor mais alto do ano em termos de consumo de energia de origem renovável, de acordo com os dados divulgados no site da REN - Redes Energéticas Nacionais. Na totalidade, a energia renovável registou um valor de 56% de consumo em Novembro, o que representa o consumo mais elevado de sempre no ano presente. Segundo a agência Lusa, as centrais eólicas contribuíram fortemente para este resultado perfazendo quase 30% do consumo do mês transacto.

Entre Janeiro e Novembro, o consumo de energia foi maioritariamente feito a partir da produção de carvão (25%), gás natural (21%) e energia eólica (20%). Quanto ao consumo de energia hídrica representou 10% do consumo, a biomassa contribuiu com 5% e a fotovoltaica apenas 1%.

Uso de biomassa sólida cresce em Portugal A produção de energia primária a partir de biomassa sólida caiu 2,9 por cento na Europa, entre 2010 e 2011, para 78,8 Mtep. Já a produção de electricidade a partir de biomassa sólida no espaço europeu foi de 72,8 Twh, uma queda de 2,4 Mtep. Os números são avançados pelos Eurobarómetro, que mostra também que Portugal tem vindo a contrariar esta tendência europeia, com uma evolução de 2,582 Mtep em 2010 para 2,617 Mtep de produção de energia primária em 2011.


Fundo de Investimento da CGD aposta em energia solar A Ikaros-Hemera terminou a implementação de três sistemas solares fotovoltaicos, um no condomínio da Quinta da Fonte e dois no condomínio do Central Park. Ligados às áreas comuns destes edifícios, os sistemas irão permitir que as respectivas administrações dos condomínios não despendam de outras verbas com a factura de energia das áreas comuns.

O investimento do fundo imobiliário da CGD irá permitir uma produção anual de cerca de 300 MWh, o que corresponde à energia necessária para abastecer 75 habitações. Os projectos têm-se desenvolvido na área da Grande Lisboa, e a taxa de retorno estimada para o investimento efectuado ronda os 15,5 por cento, sendo o período médio de retorno do investimento de seis anos e meio.

Sem comentários: