quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Notícias soltas #25


Torneira ecológica lusa poupa água do autoclismo A empresa portuguesa OLI desenvolveu uma torneira de bóia que permite poupar água dos autoclismos cerâmicos. O objectivo é "ajudar os portugueses a reduzir a factura  ao final do mês, num momento em que a necessidade de economizar é cada vez maior.

De acordo com os fabricantes, a torneira Azor Plus poupa "até nove litros de água por dia, o que equivale a uma redução de água em 2%". Esta poupança é possível graças ao sistema retardador de entrada de água no reservatório do autoclismo, que impede o desperdício durante o processo de descarga.

Maior central solar do mundo iluminará 72 mil casas A partir de 2013, a maior central solar do mundo vai iluminar cerca de 72 mil residências no Arizona, EUA. A temperatura média de 25ºC e o "sol escaldante" do estado norte-americano tornaram-no o local ideal para a construção da estrutura, que vai dar emprego permanente a 85 pessoas.

A nova estrutura, baptizada Solana, funciona como qualquer outra central termoeléctrica do mundo, com a diferença de que é "projectada para o armazenamento térmico", explica Emiliano García, diretor-geral do projecto, citado pela agência EFE. Portanto, a fábrica "é capaz de continuar a produzir eletricidade até seis horas depois do pôr do sol graças a um sistema idêntico ao dos termos "que mantêm o café quente".

Todo o fluido quente que sobrar da produção da electricidade ao longo do dia será transportado para tanques próprios para o efeito, onde será armazenado a 400ºC e voltará a transformar-se em "combustível solar" quando escurecer.

Índia: Portugueses ajudam a criar cidade ecológica O projecto da Bhartiya City, que ambiciona criar na Índia uma cidade sustentável de raiz com 50 hectares, está a contar com a colaboração do escritório português da multinacional de arquitectura Broadway Malyan.

Esta cidade, que irá nascer no norte de Bangalore, é um projeto da empresa especialista em imobiliário Bhartiya Urban e constitui-se como o maior plano urbanístico da área metropolitana da Índia, prevendo-se que vá “oferecer uma mistura de habitação, hotelaria, comércio e usos de uma área económica especial”. 

Sem comentários: