sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fundo JESSICA vai apoiar reabilitação energética em edifícios


Projectos de eficiência energética em edifícios vão poder ser financiados pelo Fundo Jessica, desde que integrados em operações sustentáveis de desenvolvimento urbano. O anúncio foi feito na semana passada, dia 28, durante uma sessão de balanço do primeiro ano do Jessica Holding Fund.

Desta forma, os 130 milhões actualmente disponíveis no Fundo vão passar também a visar projectos de reabilitação energética. Segundo o Fundo JESSICA, as candidaturas estão abertas "desde já" junto dos Fundos de Desenvolvimento Urbano (FDU) que foram criados para gerir as verbas nas diversas regiões - BPI, Caixa Geral de Depósitos (CGD), Turismo de Portugal e Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

O "Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas - JESSICA" é uma iniciativa, lançada em 2006 pela Comissão Europeia, que permite que os Estados-Membros utilizem as verbas atribuídas no âmbito dos Fundos Estruturais (FEDER) para a criação de Fundos de Desenvolvimento Urbano (FDU). Estes devem destinar-se a apoiar operações sustentáveis de reabilitação urbana, inseridas no contexto de programas integrados de desenvolvimento urbano, e neles podem participar organismos públicos nacionais, mas também instituições privadas, em regime de parceria, explica o sítio na Internet do Portal da Habitação. A Iniciativa JESSICA conta com o apoio do Banco Europeu de Investimento, para consultadoria técnica e mediação na concessão de empréstimos aos projectos, e com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.

Fonte: Climatização

Sem comentários: