segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

AMES e ANFAJE apostam na eficiênia energética em Sintra

A AMES - Agência Municipal de Energia de Sintra e a ANFAJE - Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes, assinaram, no passado dia 18 de Janeiro, um Protocolo de Colaboração para a divulgação e execução de medidas incentivadoras da protecção e reabilitação do património urbanístico. Com este protocolo, pretende-se promover acções que directamente contribuam para a melhoria da qualidade de vida efectiva dos habitantes de Sintra.

Este protocolo engloba um conjunto alargado de medidas, reconhecendo entre outras prioridades, a necessidade de políticas e acções que incentivem os cidadãos às melhores práticas energéticas e ambientais, nomeadamente através do reforço da informação, divulgação de boas práticas em matéria de utilização de energia e à educação nestes domínios.

Criam-se assim as condições para, no âmbito de projectos de reabilitação urbana coordenados pela AMES, especificamente, “Mira Sintra – Um Bairro Sustentável” e “Pego Longo – Vila do Clima”, serem realizadas acções de divulgação das vantagens de substituição de janelas antigas por janelas mais eficientes do ponto vista energético e acústico e sua contribuição para o aumento da eficiência energética dos edifícios. No mesmo dia da assinatura do Protocolo, foi notícia o facto de a ANFAJE aguardar decisão do Governo relativamente à execução da Medida Janela Eficiente, no âmbito Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE).

Acerca da ANFAJE

Constituída em Janeiro de 2010, a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes pretende representar e defender os associados bem como fomentar o desenvolvimento sustentável e a inovação do sector das janelas em Portugal. Ao potenciar estratégias comuns de acção, a associação empresarial visa a divulgação pró-activa e a valorização das JANELAS EFICIENTES junto dos variados intervenientes do sector da construção e dos organismos públicos.


Acerca da AMES

A Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) é uma Associação sem fins lucrativos, criada com o apoio da União Europeia e da Câmara Municipal de Sintra (CMS) em 1997. O seu objecto social é o de fornecer um serviço público à população, agentes económicos e instituições do Concelho de Sintra e, especialmente, dar apoio à CMS na definição de uma política energética para o Concelho. Reconhecendo que os meios urbanos são centros de grande intensidade energética, o objectivo da sua criação e o seu apoio financeiro pela Comissão Europeia e autarquia local foi a de possibilitar a existência de um "instrumento para a gestão da energia que integrasse as restantes componentes da política local de forma a contribuir para a prossecução dos objectivos globais do ambiente.

Sem comentários: