sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Boas Festas 2011



Pinheiros em vasos, bacalhau, prendas sem demasiados embrulhos ou produzidas em Portugal e azevinho artificial para poupar o verdadeiro, que está em vias de extinção, fazem parte das 22 sugestões da Quercus para um Natal mais “verde” e económico.

Para um “Natal ambientalmente mais responsável e também económico, um factor fundamental na época de crise que vivemos”, a associação ambientalista sugere uma poupança de energia ao desligar a iluminação da árvore ou da varanda durante a noite ou quando não está ninguém em casa e a preferência por lâmpadas LED, mais eficientes.

A aplicação de alguns destes conselhos, relacionados maioritariamente com práticas de consumo sustentável, permitirá constatar que cuidar do ambiente é, muitas vezes, sinónimo de poupar no orçamento familiar”, escreve a Quercus, em comunicado nas vésperas de Natal.

Não compre azevinho [Ilex aquifolium] verdadeiro, "pois é uma espécie em vias de extinção". Esta espécie – que ocorre espontaneamente em bosques, sebes e regiões montanhosas de Trás-os-Montes, Minho, Beiras e serras de Sintra e Monchique – está protegida pelo Decreto-Lei 423/89, de 4 de Dezembro.

Fonte: Ecosfera

Sem comentários: