quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ADENE e AMES promovem eficiência energética em Sintra

A ADENE - Agência para a Energia e a AMES - Agência Municipal de Energia de Sintra assinaram, no passado dia 5 de Dezembro, um protocolo para promover a eficiência energética no concelho de Sintra. No âmbito desta iniciativa, será oferecido um conjunto de lâmpadas fluorescentes compactas e brochura informativa sobre iluminação eficiente em casa aos munícipes que apresentem o respectivo certificado energético válido para a fracção onde residam, nos diversos pontos disponibilizados no Concelho de Sintra.

Para obter a informação de qual o local de entrega mais próximo da área de residência basta ligar para a linha de apoio Eco Conselho. Esta iniciativa realiza-se com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e das Juntas de Freguesia de Queluz, Mira Sintra, Monte Abraão, Rio de Mouro, São Martinho e Massamá, e será desenvolvida no âmbito das iniciativas previstas no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE).




O objectivo do acordo é a dinamização da Campanha “ A luz certa em sua casa": o Certificado Energético vale um conjunto de iluminação eficiente, que inclui lâmpadas economizadoras. O protocolo engloba um conjunto alargado de programas e medidas, reconhecendo entre outras prioridades, a necessidade de melhorar comportamentos sociais associados ao consumo energético, através de políticas e acções que incentivem os cidadãos às melhores práticas energéticas e ambientais, nomeadamente através do reforço da informação, divulgação de boas práticas em matéria de utilização de energia e à educação nestes domínios.


Através dos certificados emitidos até ao momento (cerca de 500 mil), verifica-se que quase dois terços das habitações portuguesas apresentam um enorme potencial de reabilitação urbana, especialmente as construídas nas décadas de 70 e 80, podendo melhorar a sua eficiência energética de 25% a 50%.
No Concelho de Sintra já foram emitidos 15.400 certificados, sendo a classe predominante a C (onde a letra G representa o pior desempenho e a A+ o melhor:








Sem comentários: