segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Aumento na electricidade

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai propor um aumento da eletricidade para as famílias em 30% já no próximo ano, avança do "Diário Económico". Segundo o jornal, a ERSE justifica esta proposta com o aumento do custo de produção de energia, das energias renováveis e da cogeração, da garantia de potência, assim como os custos de manutenção do equilíbrio contratual (compensações financeiras que a EDP recebe pelas barragens e pela central a carvão de Sines) ou as rendas entregues aos municípios.

Assunto ainda está em estudo
Em comunicado publicado do seu site, a "ERSE esclarece não ter apresentado qualquer proposta de tarifas de eletricidade para 2012", já que o assunto ainda está em estudo. O regulador recorda que "a proposta de tarifas e preços de energia elétrica para o próximo ano será submetida a 15 de Outubro de 2011 à apreciação do Conselho Tarifário e a decisão final será, nos prazos regularmente previstos, tomada a 15 de dezembro de 2011".

Recorde-se que já a partir de 1 de outubro, o IVA subirá de 6% para 23%, os relativamnente a eletricidade e gás natural.



Fonte: Expresso

Sem comentários: