quarta-feira, 6 de abril de 2011

Portugueses mais preocupados com o consumo de energia

A ADENE – Agência para a Energia divulgou um estudo da autoria do projecto Energyprofiler, promovido pela Energaia, em parceria com a Factor Social e a TerraSystemics, que identifica os padrões de consumo de energia dos portugueses e caracteriza as diferenças entre os consumidores das diferentes regiões de Portugal Continental e Ilhas.


Os resultados revelam que a maioria dos consumidores domésticos poupa energia por "razões económicas" (87%), mas considera também as "razões ambientais" (57%), e que a generalidade dos portugueses possui um conhecimento "médio-alto" sobre o uso eficiente de energia e uma atitude "muito positiva" face à conservação de energia. .

A maioria dos inquiridos demonstraram conhecer de uma forma global as várias formas possíveis de poupar energia, sendo que a mais referida foi a de "desligar as luzes quando não está ninguém" (62%). Entre os vários obstáculos assinalados, metade dos consumidores (50%) assinala "já faço tudo o que posso" e são os jovens masculinos até 25 anos com maior necessidade de ultrapassar as barreiras à poupança energética. A nível geral, é também o público-alvo masculino que demonstra estar menos sensibilizado em relação à poupança energética. As mulheres até 45 anos de todas as regiões demonstram estar mais sensíveis à mesma questão. No que toca a ser mais competente na conservação da energia destacam-se como mais eficientes ambos "homens e mulheres adultos acima dos 45 anos", da zona Norte e Ilhas.

Os resultados e toda a informação sobre o estudo foram disponibilizados pelos promotores do projecto no site http://www.energyprofiler.info/, onde também está disponível o questionário online “Qual o seu perfil de consumidor energético?” que inclui também recomendações de boas práticas, adequadas aos perfis energéticos dos visitantes.

Fonte: Naturlink

Sem comentários: